Sem título123.jpg
Câmara aprova empréstimo para construção da Zona Industrial de Regadas e Loja do Cidadão

No seguimento de deliberações anteriores, a Câmara Municipal, na sua reunião de 11 de setembro, aprovou, com duas abstenções, a contratação de empréstimo no valor de 2 milhões de euros para a fase inicial da construção da Zona Industrial de Regadas, que prevê um investimento total na ordem dos seis milhões de euros.

Recorde-se que a construção da Zona Industrial de Regadas representa um forte compromisso da Autarquia com o investimento produtivo e com a revitalização do tecido empresarial do concelho.

Com dois votos contra, foi também aprovado o empréstimo, no mesmo valor, para a criação da Loja de Cidadão, um espaço que vai permitir agilizar um conjunto de serviços de entidades públicas e privadas, facilitando que pessoas e empresas possam tratar de vários assuntos e serviços no mesmo espaço.

Na sessão, foi apresentado o Relatório Intercalar Financeiro referente ao 1º semestre do Município de Fafe e aprovado o Protocolo de colaboração entre Fundação AEP e a Câmara. Este acordo visa desenvolver uma estreita colaboração na dinamização na Rede Global da Diáspora

Foi aprovada assinatura de Acordo de Cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa que pretende divulgar as potencialidades do território fafense junto do ecossistema empresarial francês.

O Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, o início de um conjunto de obras de beneficiação em vias e arruamentos no concelho, no valor de investimento de um milhão de euros. Neste seguimento, foi ainda aprovado um apoio ao Agrupamento de Escolas de Fafe e ao Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira para ressarcir o valor da realização de visitas de estudo no decorrer do ano letivo 2022/2023.

Durante a sessão, o Presidente da Câmara deu conta do ofício do agradecimento enviado por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ de Lisboa pelo acolhimento dos voluntários durante as Jornadas.

Outras deliberações

Foi aprovado, por unanimidade, a atribuição de subsídio à Demoporto, no âmbito da 28ªedição do Rally Montelongo que decorreu nos dias 9 e 10 de setembro e a isenção de taxas de utilização de espaço público no Festival Basilar. Foi analisada e aprovada a revisão de preços na Requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Professor Carlos Teixeira.

Com a concordância de todo o Executivo, foi aprovado o perdão de dívida nas refeições escolares a alunos, cuja situação familiar agrega condições económicas mais frágeis, e vários pedidos de apoio de emergência social.

Os assuntos relativos a obras particulares foram aprovados por unanimidade.

No período antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto, Paula Nogueira, felicitou o Grupo Nun’Álvares pela organização e vitória da 1ª edição da Copa Ibérica de Futsal Feminino e o Andebol Clube de Fafe pelo 1º Torneio Luís Oliveira que contou com a participação de quatro equipas.

Também os atletas Rita Gonçalves, Luísa Castro, Francisco Andrade e o par Gonçalo Cunha e Maria Rita Gonçalves receberam o reconhecimento do Executivo pela convocatória para o 1ºCentro de Treino da Taça da Europa da Seleção Nacional de Patinagem Artística.

Paula Nogueira felicitou também a organização do Rally Montelongo e, em especial, a participação e a conquista do pódio pelos atletas fafenses Rui Salgado e Luís Godinho.

Foi endereçado um Voto de Louvor aos atletas da CERCIFAF, Luís Gonçalves e Jennifer Nogueira pelas medalhas conquistadas nos Campeonatos da Europa SUDS (Sport Union for Athletes with Down Sydrome). O Executivo reconhece, desta forma, o trabalho meritório da instituição e, em particular, do treinador destes atletas, João Roque.

Por fim, foi também reconhecido valor e mérito a André Galvão Rocha, o aluno fafense que ingressou no curso de Engenharia Aeroespacial com melhor média nacional.