biblioteca-municipal.jpg
Biblioteca Municipal de Fafe celebra o Dia Internacional da Mulher

A Biblioteca Municipal de Fafe assinala o Dia Internacional da Mulher com duas atividades - uma exposição e uma ação de promoção do livro e leitura.

Durante todo mês, a biblioteca apresenta uma exposição com os livros e imagens das 16 mulheres vencedoras do Prémio Nobel da Literatura, a saber: Selma Lagerlöf, Grazia Deledda, Sigrid Undset, Pearl Buck, Gabriela Mistral, Nelly Sachs, Nadine Gordimer, Toni Morrison, Wislawa Szymborska, Elfriede Jelinek, Doris Lessing, Herta Müller, Alice Munro, Svetlana Alexievich, Olga Tokarczuk e Louise Glück.

“Mulheres e o Livro” é outra atividade proposta e tem como finalidade a promoção do livro e da leitura, destacando a importância da mulher na sociedade.

Ao abrigo da temática “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”, reuniu o testemunho de mulheres fafenses que se distinguiram em diferentes áreas e que nos falam sobre o livro que tenha marcado as suas vidas. As mulheres convidadas serão: Benedita Stingl (Escritora), Clara Marques Mendes (Deputada na Assembleia da Republica), Elsa Lima (Diretora do Jornal “Notícias de Fafe”), Fernanda Oliveira (Empresária), Manuela Moreira (Livreira na “Livraria Altamira”), Paula Ramos Nogueira (Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Fafe) e Rosa Maria Oliveira (Presidente da “ Confraria da Vitela assada à Moda de Fafe”).

O Dia Internacional da Mulher pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica, ou ainda o acesso à educação, continuam atuais, e ainda inacessíveis a muitas mulheres.