500_4338a.jpg
Biblioteca Municipal de Fafe celebra o Dia Internacional da Língua Materna

No âmbito do Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela UNESCO em 1999, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas no mundo, a Biblioteca Municipal de Fafe apresenta uma exposição bibliográfica da obra de José Saramago.

Assim, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, a Biblioteca Municipal presta homenagem ao escritor, romancista, jornalista, teatrólogo e poeta, José Saramago. Nascido a 16 de novembro de 1922 na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, tornou-se um dos mais célebres escritores do mundo, vindo a falecer  no dia 18 de junho de 2010 na sua residência de Lanzarote.

A mostra bibliográfica organizada pela Biblioteca é composta por cerca de 30 títulos da sua notável e singular obra literária, reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura, depois do Prémio Camões, em 1995.

Saramago é recordado como um escritor único na literatura portuguesa, devido ao seu estilo e às temáticas controversas que tão destemidamente aborda nas suas obras. É também um dos autores portugueses mais traduzidos, seguido de Fernando Pessoa. “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”, disse José Saramago em depoimento para o documentário “Línguas, vidas em português”, filme que aborda as diferentes variantes do português falado por milhões de pessoas pelo mundo. O legado que fica é de um autor que explorou e valorizou a sua língua materna e se dedicou integralmente para construir e narrar histórias por meio dela.

Além da produção literária, Saramago também foi diretor da Associação Portuguesa de Escritores, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores e diretor adjunto do jornal Diário de Notícias.