WhatsApp Image 2023-06-17 at 20.03.15.jpeg
Biblioteca acolheu hoje final do Concurso Concelhio de Leitura “Ler + e melhor em Fafe”

A fase final da nona edição do Concurso Concelhio de Leitura “Ler + e melhor em Fafe”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Fafe, conheceu este sábado os seus vencedores.

O objetivo principal do Concurso Concelhio de Leitura é o de estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nos alunos das turmas do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Fafe.

Na terça-feira, dia 13 de junho, realizou-se a prova escrita, com recurso a um questionário online, com 20 perguntas (verdadeiro/falso), sobre a obra selecionada, Ynari - a menina das cinco tranças, de Ondjaki, acrescidas de uma questão de desenvolvimento.

Da prova escrita, em que participaram 23 alunos de diversas escolas do ensino básico do concelho, foram apurados sete finalistas para a prova oral, realizada este sábado, a qual teve dois momentos: leitura expressiva de um poema, em que foram avaliados os critérios audibilidade, dicção, pontuação e ritmo de leitura, e um segundo momento, a prova do improviso que teve por base a escolha de um objeto, de entre várias disponibilizadas pela organização. Nesta prova, os concorrentes demonstraram coerência e encadeamento lógico das ideias, correção e clareza da linguagem e criatividade e originalidade.

Após a prestação das provas, o júri reuniu e declarou vencedora a aluna Inês Maria Peixoto Lemos (E.B. Silvares S. Martinho), posicionando-se em segundo lugar o aluno Gonçalo Nuno Queirós Novais (E.B. Medelo), em terceiro lugar, ex-aequo, os alunos Matilde Rodrigues Freitas (E.B. Padre Joaquim Flores) e Tomás André Alves Ferreira ( E. B. Monte Arões Sta. Cristina). Além das alunas premiadas, todos os participantes receberam certificados de participação.

O júri foi composto pelo Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Rui Festa, pela Doutora Joana Cavalcanti, e pelo escritor, Pedro Fernandes.