imagem_321_01.jpg
“Bartolomeus” nomeado para prémio no Brasil

A Peça “Bartolomeus”, um trabalho da Plataforma Fafe Cidade das Artes, coproduzido pela companhia Toca de Teatro, no âmbito da sua residência em Fafe, durante quatro meses, está nomeada para “Melhor Espetáculo do Ano” e “Melhor Ator” para o intérprete Danilo Cairo, nos prémios Braskem de Teatro do Brasil.

Nunca no Brasil se falou tanto de Fafe, como por estes dias. A “cidade dos brasileiros” é referenciada na imprensa brasileira como “Fafe, espaço privilegiado para a criação artística em Portugal”.

Trata-se de 22ª edição deste prémio Braskem, que destaca anualmente as melhores produções de teatro baiano. Entre os nomeados está a peça “Bartolomeus”, que foi concebida e criada em Fafe. O texto e a encenação é de Moncho Rodriguez e foi montado em regime de Residência Artística na Plataforma Fafe Cidade das Artes, em colaboração com a companhia Toca de Teatro, de Salvador da Bahia.

Refira-se que o espetáculo “Bartolomeus” trata-se de um convite para uma viagem ao “invisível” que vive dentro de cada pessoa.

Segundo a produção, trata-se de “uma peça mística, que mistura o ambiente do profano com o do Sagrado”.

“Esta peça mostra a fantasiosa viagem de Bartolomeus que confronta a razão da existência com a condição humana. O espetáculo versa sobre um homem que está sentado numa praça, no meio do mundo, a olhar para as estrelas e que se recolhe para viajar por todas as vidas que já viveu. É um convite a uma viagem ao “invisível” que vive em cada um de nós”.

Recorde-se que desde 213, quando a autarquia fafense criou a Plataforma Fafe Cidade das Artes, são muitos os artistas nacionais e internacionais que aproveitam o espaço das Residências Artísticas para desenvolverem novas criações e partilharem experiências com os fafenses, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade e também da região.

Com esta nomeação, percebe-se a importância do trabalho da Fafe Cidade das Artes na na projeção de Fafe além-fronteiras.

Refira-se que para este prémio Braskem de Teatro foram avaliados espetáculos considerados profissionais e inéditos. Os vencedores serão conhecidos abril de 2015.

A peça Bartolomeus vai continuar em cena, nos meses de janeiro e fevereiro, em Salvador, no Brasil.

No que ao trabalho da Plataforma Fafe Cidade das Artes diz respeito, para o próximo ano estão já em desenvolvimento novas parcerias com diferentes estados do Brasil e com Espanha.