222.png
Auditório do Arquivo Municipal de Fafe apresenta trabalhos académicos sobre migrações

O Auditório do Arquivo Municipal de Fafe recebe esta sexta, dia 8 de abril, às 17h30, a apresentação de duas investigações académicas em torno de questões relativas às migrações, desenvolvidas a partir da Universidade do Porto. Trata-se de uma iniciativa que acontece no âmbito de um acordo firmado entre o Município de Fafe, através do seu Museu das Migrações e das Comunidades, e o programa MOVES - Migração e Modernidade: Desafios Históricos e Culturais", um “Doutoramento Conjunto Europeu” financiado pela União Europeia.

A doutoranda Naiara Rodriguez-Pena (Universidade de Kent e Universidade Paul-Valéry Montpellier 3) investiga “A influência de ideias e memórias do passado nas aspirações migratórias”, sobre a relação entre "aspiração e capacidade" de emigração tal como evidenciada em questionários distribuídos a estudantes do ensino secundário de Fafe (através dos bons ofícios da docente Márcia Ribeiro), enquanto Viktoryia Vaitovich (Universidade Paul-Valéry Montpellier 3 /Universidade do Porto) fez um artigo mais teórico sobre as distintas vagas da emigração portuguesa, perspetivadas a partir da "teoria do sistema-mundo" de Immanuel Wallerstein, sob o título “De emigrantes para imigrantes: mudança na emigração em Portugal como consequência das relações centro-periferia”.

Programa MOVES - Migração e Modernidade: Desafios Históricos e Culturais
Este programa de doutoramento é definido por uma colaboração entre investigadores universitários em Humanidades e Ciências Sociais e parceiros de vários setores (organizações não governamentais, instituições de caridade que trabalham com migrantes e indústrias culturais e criativas) em cinco países da União Euroepia. Identifica a questão contemporânea da migração como um problema a ser tratado no amplo contexto da modernidade, reconhecendo a forma como ela moldou a identidade europeia, primeiro no impulso para fora das nações europeias em movimentos coloniais, depois através da emigração de muitos países europeus, e recentemente através da imigração como forma predominante de mobilidade na Europa.