2022-21-fevereiro-reuniao-camara.jpg
Aprovada a Minuta do Contrato de Empreitada da Requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Professor Carlos Teixeira
O Executivo Municipal, em reunião desta segunda-feira, começou por dar as boas-vindas a Palmira Dias que assume funções em substituição de Pompeu Martins, recentemente eleito deputado da Assembleia da República.
Este executivo aprovou, por unanimidade, o relatório final, a adjudicação e a minuta do contrato do concurso público para a requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Professor Carlos Teixeira.

Nos assuntos que constavam da ordem do dia, foram aprovadas as minutas dos Protocolos de Cooperação com a Associação Cultural e Educação pelas Artes. Um dos Protocolos estabelece a transferência pelo Município do valor de 90 000,00€ como forma de apoiar a Associação nas suas atividades regulares, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento da Academia de Música José Atalaya, nas suas múltiplas valências, em conformidade com o seu Plano de Atividades. O outro Protocolo estabelece a transferência da parte do Município do valor de 45 000,00€ e diz respeito ao apoio prestado às escolas, com vista ao desenvolvimento de atividades socioeducativas (animação e extracurriculares) para a Educação Pré-Escolar, bem como no acompanhamento das crianças na Educação Pré-escolar, nos períodos de prolongamento de horários, nas escolas do concelho.

Entre outros pontos da ordem do dia, foi aprovada, por unanimidade, a minuta do Protocolo com o Andebol Clube de Fafe, o qual se traduziu num apoio no valor de 85 000,00€ visando a manutenção das atividades de formação nos vários escalões.

Noutro ponto, foi informado o Executivo sobre o teor do ofício remetido à senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. Deste ofício consta o interesse do Município em integrar o projeto “Criação de uma Rede Viária Museológica sobre a Emigração Portuguesa – Sec. XIX e XX”, através do Museu das Migrações e das Comunidades, o qual tem por principal missão apresentar a história de Fafe e a transformação do seu território, como resultado do dinamismo e do empreendedorismo das gentes locais e dos emigrantes torna-viagem.

No período antes da ordem do dia foi destacado o desempenho desportivo de dois atletas fafenses, Diana Durães, pelos resultados obtidos no Arena Lisbon International Meeting, tendo conquistado cinco medalhas, três de ouro e duas de prata e Francisco Teixeira, pelos resultados obtidos no Festival Regional de Cadetes em Paços de Ferreira, tendo obtido 3 pódios individuais, com um segundo lugar e dois terceiros. A Vereadora da Cultura e da Transformação Digital, Paula Nogueira, fez ainda referência a duas novidades que estão a acrescentar valor às diversas atividades culturais do Município. Foi salientada a adesão à bilheteira online, com os serviços da Ticketline, os quais permitem uma gestão mais eficiente da bilheteira dos eventos, contribuindo para uma maior dimensão e projeção ao que acontece em Fafe. Também foi dada nota da ativação da aplicação “A minha Biblioteca” (www.mylib.eu), que facilita o acesso do leitor a este espaço e às suas valências. A utilização da MyLib permitirá ao leitor aceder a várias funcionalidades a partir do seu tablet ou smartphone, disponibilizando-lhe, por exemplo, o catálogo integral da Biblioteca Municipal e permitindo-lhe fazer renovações de requisições e visualizar o histórico das mensagens. Esta aplicação para já só está disponível para os telemóveis Android mas em breve estará para todos os sistemas operativos.