Apresentação do Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas 2022

A edição 2022 do Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, prova de abertura do Campeonato da Europa (FIA ERC - European Rally Championship) e do Campeonato de Portugal de Ralis estará na estrada nos próximos dias 11, 12 e 13 de março. Uma super especial na noite de sexta feira marca o arranque da prova que apresenta uma estrutura mais compacta face à dos anos anteriores.

O Município de Fafe empenha-se em conferir ao Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas expandir a dimensão territorial da prova, no sentido de atrair mais visitantes a Fafe e aos concelhos limítrofes que acompanham nesta iniciativa.

Na apresentação da prova, que se realizou no Salão Nobre do Teatro Cinema de Fafe, Parcídio Summavielle, vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, referiu que “é uma enorme, em 2022, abrir tanto o Campeonato de Portugal de Ralis como o Campeonato da Europa de Ralis". "Eu lembro que nem a pandemia obstou a que esta prova fosse realizada, fazendo parte há 35 anos consecutivos do principal campeonato de ralis do nosso país, o que é de relevar e enaltecer. Será, nesta edição com um formato mais alargado, o terceiro ano no Europeu e último do contrato assinado com o anterior promotor [Eurosport]. Não sabemos ainda o que nos reserva o futuro com o novo promotor [WRC], que é o mesmo do Mundial, mas estou confiante, mais uma vez, no sucesso"

Antevendo a prova do Mundial de ralis agendada para maio, o vice-Presidente do Município de Fafe sublinhou que, tratando-se de um grande esforço para as autarquias, este "nem sempre [tem] o reconhecimento que gostaria para quem traz para Portugal provas internacionais que tanto prestigiam o país e atraem milhares de turistas, o que significa um elevado retorno financeiro direto". "Há um enorme empenho dos clubes e das autarquias, para montar esses eventos e tanto os poderes políticos como o Governo não se podem demitir das responsabilidades e deixar-nos sozinhos. Há custos adicionais enormes, como os do policiamento, que não deveriam ser suportados por nós, face à promoção que é feita não só da região Norte como de Portugal”, sublinhou Parcídio Summavielle. Ao contrário dos dois anos anteriores, desta vez não haverá limitações no acesso do público ao rali e o vereador da Câmara Municipal de Fafe deixou uma mensagem: “Este ano, convido o público, os entusiastas do desporto automóvel, a vir ver o rali, perto da emoção e longe do perigo, respeitando todas as regras de segurança estabelecidas pelas autoridades”.

Antero Barbosa aproveitou o momento para dar conta da sua satisfação em acolher o primeiro rali após tomar posse enquanto Presidente da Câmara Municipal de Fafe. Referiu a importância deste evento para a promoção dos territórios que nele estão envolvidos, sublinhando a dimensão de território que a prova agora envolve, ganhando expressão na sua própria designação - Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Boticas. Agradecendo aos Municípios parceiros por terem aceite o desafio desta colaboração "na organização de uma prova que tanto enriquece e projeta o território e fica muito melhor abrangendo uma região mais vasta como a que neste rali está representada", Antero Barbosa estendeu o agradecimento a Carlos Cruz, presidente da DEMOPORTO, pelo empenho que coloca na organização deste importante evento desportivo, e deixou, ainda, uma homenagem "a todos quantos têm estado envolvidos na organização dos ralis que foram acontecendo em Fafe ao longo dos anos, em particular o Rally Serras de Fafe desde a sua primeira edição, em 1988".Sei bem da responsabilidade que eu herdo, do trabalho de muita gente ao longo destas 35 edições deste rali, desde o tempo do Dr. Parcídio Summavielle, passando pelo Dr. José Ribeiro e depois pelo Dr. Raul Cunha, todos eles souberam estar à altura e interpretaram bem o quanto o rali é importante para Fafe. Tenho consciência que é um grande ativo que temos no nosso concelho. Este investimento que foi feito ao longo dos anos no rali vai ser ainda mais potenciado. Estão criadas todas as condições para que seja uma excelente prova”, afirmou.

No final da intervenção, Antero Barbosa deixou um sentido apelo para que a população vá ver o rali, respeitando todas as regras de segurança.