albufeira-de-queimadela.jpg
Albufeira de Queimadela recebe Bandeira Azul pela segunda vez consecutiva

A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul acaba de anunciar que a Albufeira da Queimadela, praia do Município de Fafe, recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente. O júri do programa Bandeira Azul “felicita o Município de Fafe pelo excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas praias”.

A autarquia compromete-se com o mesmo empenho e dedicação na época balnear que se avizinha. Raul Cunha, vereador do Ambiente, ressalta: “A albufeira da barragem da Queimadela oferece uma experiência turística de excelência, com uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens e ainda a possibilidade de praticar desportos náuticos e pesca desportiva. A manutenção dos elevados requisitos ambientais que permitiram a atribuição desta bandeira azul é uma prioridade para o Município.”

Recorde-se que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços. O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul é composto por 30 entidades, da administração pública e da sociedade civil, tendo como missão avaliar as candidaturas ao Programa Bandeira Azul 2022 e submeter as aprovadas ao Júri Internacional.