imagem_412_01.jpg
3 mil crianças mascaradas vão percorrer as ruas de Fafe e idosos participam num baile de carnaval

No Domingo queima-se o “pai das orelheiras” pela primeira vez no centro da cidade.

O carnaval começa esta sexta-feira nas ruas de Fafe com mais de 3 000 crianças das escolas do concelho a desfilarem a partir das 9h30.

Com temáticas diferentes que resultaram de desafios lançados pelas escolas, milhares de crianças prometem fazer do dia 13 um dia de alegria e boa disposição.

O encontro está marcado para o largo da “feira velha” percorrendo depois as ruas Trindade Coelho, Rua Serpa Pinto e a Major Miguel Ferreira. Depois passa ainda pela rua Monsenhor Vieira de Castro, António Saldanha (cimo da Arcada), desce para a Praça 25 de Abril, e regressa ao Largo da Feira Velha pela rua 31 de Janeiro.

Da parte da tarde, será a vez dos mais velhos e, à semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, participarem no Baile de Carnaval Sénior.

Trata-se de mais uma iniciativa cujo objetivo é proporcionar aos mais velhos um momento de descontração e animação. Este ano, o Baile de Carnaval Sénior será na Quinta das Vinhas.

A Queima do Entrudo vai animar a cidade de Fafe no domingo gordo, dia 15 de Fevereiro. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Fafe, e tem como objetivo trazer a animação à cidade e proporcionar mais um momento de alegria ao centro.

A tradição do carnaval em Fafe está muito associada às freguesias e todos os anos, a animação centra-se em algumas delas, onde os corsos carnavalescos são feitos a rigor e chamam muitas pessoas de fora.

Com a realização desta iniciativa no centro da cidade, a organização não quer retirar o protagonismo às freguesias que trabalham para realização da festa, mas sim, juntar essas mesmas pessoas, ao final do dia, no centro da cidade, podendo todos desfrutar de um bom momento.

Assim, no domingo, dia 15 de fevereiro, durante a tarde, o carnaval realiza-se nas diversas freguesias onde já é tradicional, nomeadamente Antime, Estorãos, Felgueiras, Fornelos, Medelo e Quinchães, a partir das três da tarde. Depois, às sei, estão todos convidados para se juntarem à festa no centro da cidade, onde para além da Queima do Pai das Orelheiras, haverá muita animação.

Para o vereador da cultura, na câmara de Fafe, Pompeu Martins, “os carnavais nas freguesias são para manter, já que anualmente recebem muitas pessoas de fora. O que estamos a fazer é um convite às mesmas para que, no domingo, a partir das 18H00, se possam concentrar no centro da cidade e participar na Queima do pai das orelheiras”, explicou.

Pompeu Martins lembrou ainda que, a par da queima do entrudo, haverá ainda muita animação. Segundo o vereador, trata-se de uma primeira experiência que espera que seja positiva.

“Este será o primeiro ano que vamos tentar trazer as pessoas ao centro da cidade, é um primeiro teste, mas acredito que vão aderir. A par da queima do entrudo, o final de tarde será também animado por grupos de musica popular. Parece-me que estão reunidos os condimentos para que este carnaval seja diferente e bem recebido pelos fafenses”.