850_7067a.jpeg
Município assinou hoje protocolo de cedência de instalações para o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil

O Município de Fafe, na pessoa do seu Presidente, Antero Barbosa, assinou, esta manhã, um protocolo com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), representada pelo seu presidente, Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa. Neste âmbito, o Município cede, temporariamente e a título gratuito, um imóvel à ANEPC para a instalação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave.

O Executivo propôs que o novo serviço fosse instalado no edifício onde funcionou o quartel da GNR, propriedade do Município. Todas as obras necessárias à adequação do imóvel às novas funções ficarão a cargo da ANEPC.

Este acordo acontece no âmbito da competências atribuída às autarquias no sentido de colaborarem no apoio a programas e projetos de interesse municipal, em parceria com entidades da administração central, articulando com os organismos com competências no domínio da proteção civil a coordenação das atividades a desenvolver nesse âmbito.

Após a assinatura do protocolo, José Manuel Duarte da Costa salientou: "Fafe é, a partir deste momento, um verdadeiro parceiro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Não há Proteção Civil sem o papel das autarquias".

O momento de assinatura contou igualmente com a presença do Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Tenente Coronel Carlos Alves, do 2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Eng.º Armando Silva, e do Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Gilberto Gonçalves.