imagem_242_01.jpg
União de Freguesias de Cepães e Fareja

Até às reformas liberais do séc. XIX, Cepães teve o estatuto de honra, território privilegiado de um senhor, que foi extinta pelo decreto de 6 de Novembro de 1836, altura em que passou para o concelho de Fafe.

Há já vestígios de ocupação humana no território de Cepães, patentes em monumentos pré e proto-históricos, designadamente um reduto fortificado, da Idade do Ferro (o castro da Retortinha).

Cepães já foi uma localidade de passagem do caminho de ferro que ligava Fafe a Guimarães, sendo agora essa a ligação da pista de cicloturismo.

Em 19 de Maio de 2013 foi inaugurado, frente à igreja paroquial, o Museu de N. S. de Guadalupe – Espaço de Memórias de S. Mamede de Cepães.

Foi sede de freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Fareja, formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias de Cepães e Fareja.

Fareja situa-se cerca de 6.5 km da sede do concelho, fazendo fronteira com Guimarães e Felgueiras, numa região fértil e de grandes propriedades rurais. De destacar na freguesia, no alto de uma colina, de onde se avista um deslumbrante panorama, a existência do Convento de Santa Cruz, onde em meados do século passado se celebravam missas e pregações.

Fareja conta com 3,22 km² de área e 855 habitantes, segundo os censos de 2011.

Junta de Freguesia

Presidente: Manuel de Oliveira e Silva