imagem_236_01.jpg
União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído

Situado acerca de 16 Km da sede de concelho, Aboim é a freguesia mais a norte do concelho de Fafe. Com 11,68 km² de área e 418 habitantes , segundo o censo de 2001, Aboim integra agora a União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, depois da reforma administrativa em 2013. Em Aboim, podemos apreciar as maravilhosas paisagens dos lugares de Barbeita de Cima e Barbeita de Baixo, Figueiró e Mós. Verdadeiras belezas naturais. A freguesia pertenceu ao concelho de Cabeceiras de Basto, mas em 1853 passou terra do município de Fafe.

Com cerca de 110 habitantes e uma densidade populacional de 24,9 hab/km², Felgueiras é uma das mais pequenas freguesias de Fafe. Apesar dos poucos habitantes, Felgueiras é uma terra que respira generosidade e solidariedade, com paisagens maginificas que devem ser visitadas.

Situada no norte do concelho, a cerca de 700metros de altitude, a freguesia de Gontim tem 3,26 km² de área e 89 habitantes, segundos os censos de 2011. É aqui que se localiza o Alto de Morgair, onde se vê nascer o Rio Vizela e pode observar um fojo medieval, dos tempos de caça ao lobo e outros animais selvagens. Freguesia de tradições e lendas antigas, impõe-se a que conta que, em tempos, era costume levar os velhos, cuja morte se aproximava, para o Vale da Ribeira Velha, junto ao alto de Morgair, onde os deixavam morrer.

Com uma área de cerca de 5km² , a freguesia de Pedraído tem apostado na recolha, recriação e relançamento das tradições, usos e costumes da freguesia. Os processos do linho e da lã ganham destaque e são muito apreciados pelos munícipes e visitantes.

Junta de Freguesia

Presidente: José Adelino