imagem_129_01.jpg
Teatro Cinema de Fafe

O Teatro Cinema de Fafe, integralmente recuperado, é um dos principais motivos de interesse arquitetónico da cidade de Fafe, constituindo para a época da sua edificação, 1923, um importante marco cultural, tendo sido  considerado um dos melhores teatros do norte do País.

A sua fachada, de decoração invulgar e certamente única na região, é de belíssimo recorte. Pintada em tom rosa e com desenhos de cupidos alados, como a que simbolizar o amor às artes, a fachada tem a data de 1923, abaixo da designação “Teatro-Cinema”, que se refere ao acabamento das obras, e não à sua abertura, registada no ano seguinte.

Esta obra  marca o fim das iniciativas dos “brasileiros” de Fafe e dos seus descendentes, fechando o ciclo da emigração para o Brasil, terra de rápido enriquecimento. A arquitetura do interior é em forma de ferradura, com um teto abobadado e decorado com motivos pictóricos alusivos a músicos famosos, além da figuração do firmamento.

A “jóia da coroa” da cultura local, o Teatro-Cinema de Fafe, foi inaugurada em 1923, sendo palco de vários espectáculos, até ao encerramento em 1981. Adquirido pela Câmara Municipal 20 anos depois, reabriu em 2009, como sala de espectáculos com uma programação diversificada e pensado unicamente para regozijo dos municípes.

Teatro Cinema de Fafe

Telf. 253 700 400