SANEAMENTO

O Município de Fafe está atento às necessidades dos munícipes e encara o aumento da cobertura de serviço da rede de saneamento como uma prioridade máxima. A definição de uma rede de saneamento ampla é um objetivo pelo seu caráter essencial e imprescindível no desenvolvimento ambiental e social.

Durante o ano de 2022 está prevista a expansão da rede de saneamento de águas residuais nas freguesias de Ribeiros, Golães, Arões S. Romão, Arões Sta. Cristina, Cepães, Fafe, Silvares S. Martinho, S. Gens, Fornelos e Ribeiros, num investimento na ordem das 1.7 milhões de euros.

A disponibilização deste serviço à população apenas faz sentido com a ligação das habitações à rede pública.  A ligação à rede é obrigatória e gratuita para os ramais domiciliários com uma extensão até 20 metros, estando previstas coimas para quem não o faça (Decreto-Lei 194/2009).

Em 5 de julho de 2013 foi celebrado o Contrato Parceria Pública entre o Estado e 8 Municípios (Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa), para a exploração e gestão dos sistemas municipais (“baixa”), designado por sistema de águas da região do Noroeste

A Águas do Norte, S.A. foi constituída pelo Decreto-Lei n.º 93/2015, de 29 de maio, mediante a agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e SIMDOURO.

Em 30 de junho de 2015 foi celebrado o contrato de concessão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal entre o Estado Português e a Águas do Norte, S.A., em regime de exclusivo, sendo a Águas do Norte, atualmente, a entidade responsável pelo sistema público de saneamento de águas residuais do concelho de Fafe.

Assim, todos os assuntos relacionados com a drenagem de águas residuais, nomeadamente, pedidos de ligação, pedidos de isenção de tarifa, comunicação de avarias, reclamações, entre outros assuntos relacionados, passarão a ser da responsabilidade da empresa Águas do Norte S.A.

A Águas do Norte tem disponível uma loja de atendimento a clientes em cada um dos municípios que integram a parceria, sendo que a loja de Fafe está localizada na seguinte morada: Rua Dr. António Marques Mendes, N.º 91 Fração D, 4820-250 Fafe (Centro Comercial das Lobas)

A entidade gestora terá também outros pontos de contato com  o cliente, a partir dos quais poderá obter as informações consideradas necessárias:

email: cliente.adnorte@adp.pt

Linha de apoio ao cliente: 800 253 000 ou 253 520 779, em dias úteis das 8H00 às 20H00

Comunicação de roturas e avarias: 800 207 207, 24h

Pode consultar, em baixo, o Regulamento dos Serviços do Saneamento de Águas Residuais do Sistema de Águas da Região do Noroeste.