500_3831A_inv.jpg
Mensagem do Presidente

Fafe é um grande concelho e dele nos orgulhamos profundamente.

Portador de uma herança histórica e patrimonial que apresenta marcas de um passado longínquo, de há mais de 5 mil anos, acolhemos tradições seculares, expressão da riqueza etnográfica e cultural que nos define.

Estamos perante um território extenso, de transição geográfica e de expressivo potencial turístico, que este executivo se propõe estimular.

Fafe apresenta, pela sua localização, características ótimas para fazer crescer o seu tecido económico. Estamos à distância de 40 minutos do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, com ligações privilegiadas por autoestrada ao Porto e ao porto de Leixões. Preparamos a construção de novas zonas industriais, como reforço das já existentes, objeto de nossa atenção tendo em vista a sua modernização e requalificação.

No século XIX fomos pioneiros na industrialização têxtil na região do Ave com a instalação da primeira fábrica mecanizada, fruto do investimento de um emigrante empreendedor. Esse espírito laborioso e incansável permanece nos empresários fafenses que, com o seu trabalho árduo, tanto contribuem para a afirmação económica do nosso concelho.

Fomos dos primeiros concelhos da região a utilizar os recursos naturais e a investir em energias limpas, precisamente, por intervenção direta dos industriais e do município.

Ainda hoje preservamos o equipamento e a Central Hidroelétrica de Santa Rita, inaugurada em 5 de outubro de 1914, como testemunhos desse passo inovador. Em pleno século XXI, Fafe orgulha-se de ter instalado no seu território um dos maiores parques eólicos da Península Ibérica.

E vamos prosseguir pelo caminho da sustentabilidade ambiental, que é uma aposta deste Executivo.

Fafe tem um enorme capital como território e como comunidade. A nossa diáspora enche-nos de orgulho, e pensando nos fafenses espalhados pelo mundo, “Fafe das Migrações” é uma missão cultural e económica que assumimos, uma ponte entre os que aqui vivem e os que, partindo, não nos abandonam pela saudade e pelo amor à terra.

O tempo em que vivemos expõe-nos perante desafios e problemas de profunda complexidade – as alterações climáticas, a transição energética, a transição digital, a mobilidade, a Indústria 4.0 – e aos quais Fafe e os fafenses terão de corresponder.

Estamos a trabalhar para que o concelho de Fafe seja o melhor dos sítios para se viver, trabalhar, estudar e visitar.

Bem vindos a Fafe!

Antero Barbosa