imagem_57_01.jpg
Festas do Concelho de Fafe

Foi no Lugar do Outeiro das Freiras que, um dia, apareceu a imagem de Santa Maria. Não se sabe a quem! Imediatamente os povos de Antime e de Fafe pleitearam a sua posse, alegando, cada um, o direito que lhe assistia.

Em determinada altura, acordaram que Nossa Senhora ficaria pertencendo à povoação para onde, espontaneamente e sem governo, se dirigisse um carro de bois, transportando a imagem.

Lucraram os de Antime, que, pouco depois, trataram de erguer uma capela dedicada à Virgem.

Santa Maria passou, desde então, a juntar ao seu nome o daquela freguesia, mas também Lhe chamam Senhora do Sol, por a ela recorrerem os Lavradores quando necessitam de bom tempo.

Uma outra versão, diz que no Outeiro das Freiras, como desta designação parece inferir-se, existiu, outrora, um convento, cujo capelão era o próprio abade da freguesia. Ora, aquando da supressão daquela residencial monástica, a imagem de Nossa Senhora foi entregue ao pároco, com a obrigação de, todos os anos, fazer, com ela, uma procissão de Antime para Fafe. A disposição foi cumprida e, no segundo domingo de Julho, Ela aí vai, com farto acompanhamento, visitar a cidade.

Dia da Festa:

2º Domingo de julho