assembleia-municipal.jpg

Presidente da Assembleia

Dr. Raul Jorge Fernandes da Cunha

Currículo

Casado e pai de 3 filhos, Raul Jorge Fernandes da Cunha nasceu a 8 de maio de 1956.

Médico de profissão, exerce Clínica Geral na sede do Centro de Saúde de Fafe desde 1983.

Como médico, Raul Cunha é membro do Colégio de Especialidade de Medicina Geral/Familiar desde 4 de dezembro de 1992 tendo, em 1996, adquirido por provas públicas o grau de Consultor da Carreira Médica de Clínica Geral, passando à categoria de Assistente Graduado.

Em 2002, e novamente por provas públicas, é provido na categoria de Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Fafe, onde foi diretor entre 1992 e 2004, vindo, mais tarde, em 2006, a ser coordenador da USF “Novo Cuidar", a primeira unidade do género a abrir no concelho.

Enquanto médico, teve diversas outras responsabilidades e desempenhou funções assistenciais, tendo sido coordenador concelhio do programa de doenças cardiovasculares, do programa da Diabetes e responsável pela consulta de Tuberculose do Centro de Saúde de Fafe, bem como, coordenador do Programa para a Tuberculose do CDP Ave I Terras de Basto.

Profundo conhecedor da realidade do concelho de Fafe, Raul Cunha enquanto cidadão e político, desenvolveu uma atividade intensa de onde se destaca em termos políticos a eleição para Vereador da Câmara Municipal de Fafe, em dezembro 1997, tendo sido reeleito em 2001.

Foi Vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe entre 1999 e 2005. Ao longo do seu percurso, ao serviço do município, foi responsável, pelo pelouro da Ação Social e Saúde.

Foi ainda mandatário de Jorge Sampaio à Presidência da República em 1996, no concelho de Fafe, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco do concelho de Fafe até 2004 e eleito para a Assembleia Municipal de Fafe, em 2005 e 2009, sendo Secretário da Mesa deste órgão.

Em 2010 foi eleito Presidente da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Desempenhou funções de Presidente da Câmara de Fafe nos mandatos 2013-2017 e 2017-2021.

Desde 2017 até 2021, foi Presidente da Sol do Ave, da AMAVE e da CIM do Ave.

Deputados Municipais

1. Raul Jorge Fernandes da Cunha