imagem_89_01.jpg
Banda de Revelhe

A Banda de Revelhe surgiu em 1854, ligada à terra de onde emergiu a filarmónica e onde deu os primeiros passos.

Juridicamente denominada Sociedade Filarmónica Fafense, tem porventura o mais prestigioso historial das duas filarmónicas. Esta banda é a continuação de uma filarmónica mais antiga, a “Banda de Música Leonardo, de que alguns elementos transitaram para a nova filarmónica.

Após a sua criação, desdobrou-se em concertos por todo o país, levando longe o nome da sua terra e a arte dos seus músicos. Em 1960 a Banda salta para a ribalta, ao participar e conseguir ser finalista, em Lisboa, no 1º Grande Concurso Nacional de Filarmónicas e Bandas Civis, em primeiras categorias, no qual obteve o 2º lugar e o Diploma de Mérito Artístico Especial.
Em 1971, a Banda de Revelhe voltou a concorrer ao 2º Grande Concurso Nacional de Filarmónicas e Bandas Civis tendo obtido o mais cobiçado dos troféus, o primeiro lugar, nas primeiras categorias. É a coroa de honra e glória da Banda de Revelhe, em termos competitivos e que lhe granjeou o maior prestígio e fama pelo país e mesmo no estrangeiro.

Por todo o seu historial de sucesso, a Banda de Revelhe foi distinguida com a Medalha de Ouro do Concelho de Fafe.