imagem_88_01.jpg
Banda de Golães

A Banda de Golães é a mais antiga filarmónica local, remontando a sua fundação, segundo os seus responsáveis, ao ano de 1770. Em 1895 a Banda de Golães, sem deixar de permanecer com a sua designação e conservando a sua autonomia administrativa, foi escolhida para banda da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

Tal facto deveu-se, sobretudo, à implantação social da banda no concelho. Entretanto, em 1944, como consequência da crise e sobretudo por falta de um regulamento interno nos Bombeiros Voluntários de Fafe, que definisse os deveres recíprocos de músicos e bombeiros, a Banda de Golães deixa de ser da corporação. Oficialmente, designa-se Sociedade Artística Musical Fafense.

Por todo o seu historial de sucesso, a Banda de Golães foi distinguida, em 1995, com a Medalha de Ouro de Mérito do Concelho de Fafe.