dsc_1663.jpg
1º Museu da Palha em Portugal

Situado na antiga escola de Golães, o Centro de Etnotecnologia e Desing é um espaço que enaltece o trabalho em palha no concelho. Está dividido em duas áreas: uma oficina de trabalho e uma sala de exposições.

A sala de trabalhos será utilizado como local de estágio para estudantes do Ensino Superior da área de design, onde vão poder desenvolver projectos nesta área, tendo ea palha como tónica dominante.

O centro apresenta também uma sala de exposições ligada ao sector do artesanato.

Percorrendo a sala, nos vários painéis, pode observar-se as diversas tradições, produtos, artigos e hábitos e modos de confecção da arte de trabalhar com palha.

Está ainda contemplado um espaço - ‘Entrança tu’ - , que dá oportunidade aos visitantes de entrançar a trança de repique. Na construção deste espaço, conciliou-se o tradicional com o moderno. Conservou-se a armação antiga, a telha e a traça da antiga escola, de forma a não se perderem as características e traços arquitectonicos de um espaço que é especial para os habitantes de Golães.

Museu da Palha

Travessa de Pequite 4820-461 Golães