TituloMunicípio de Fafe vai atribuir medalha de ouro de mérito concelhio a Parcídio Summavielle e Luís Marques Mendes
Data2021-10-12 00:00:00 +0100

O Executivo Municipal aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Concelhio a Parcídio Matos Summavielle Soares, que presidiu à Câmara de Fafe durante duas décadas, e a Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes, atual Conselheiro de Estado, que “se configura como o político fafense que mais relevantes cargos ocupou a nível nacional”.

Na proposta aprovada, o Presidente da Câmara refere-se a Parcídio Summavielle como um “prestigiado autarca fafense que ao longo de duas décadas marcou profundamente o desenvolvimento da cidade e do território concelhio”. É ainda destacado o seu “prestígio e passado de luta contra a ditadura, e o seu intrínseco amor à terra”, que o levaram a ser indicado para presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Fafe, entre 1974 e 1976.

Para além de ter presidido a Câmara de Fafe durante cinco mandatos, sucessivamente reeleito entre 1979 e 1997, e ter ocupado diversos cargos partidários no PS, Parcídio Summavielle “foi ainda ativo impulsionador de vários movimentos cooperativos e associativos no campo económico e social”.

O município deliberou assim atribuir-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio “em reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados ao concelho, aos fafenses e à qualidade de vida dos cidadãos residentes no território municipal”.

Quanto a Luís Marques Mendes, a autarquia salienta que “se configura, indubitavelmente, como o político fafense que mais relevantes cargos ocupou a nível nacional“.

Ao longo de mais de quatro décadas, devotou-se a um permanente serviço público, primeiro aos fafenses e depois ao país e à Democracia, num espírito de missão que muito honra a terra que o viu nascer e orgulha os seus conterrâneos“.

O município recorda que “iniciou a sua eminente e brilhante carreira de figura pública em Fafe, como vereador (1977-85) e vice-presidente da Câmara de Fafe (1977/79), seguindo-se as funções de adjunto do Governador Civil de Braga”, deputado à Assembleia da República em várias legislaturas, presidente do Grupo Parlamentar do PSD (1996-1999), secretário de Estado Adjunto do Ministro-adjunto e para os Assuntos Parlamentares do X Governo Constitucional (1985-1987), secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XI Governo Constitucional (1987-1992), ministro-adjunto do XII Governo Constitucional, sob a presidência do primeiro-ministro Cavaco Silva (1992-1995), e ministro dos Assuntos Parlamentares, no XV Governo de Durão Barroso (2002-2004).

O município deliberou assim atribuir-lhe a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio “em reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados ao concelho, aos fafenses, ao país e à Democracia, ao longo de mais de quatro décadas de exercício de cargos públicos, a nível local, distrital e nacional”.