TítuloV Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe
Fv 2018 web postfb 01
Data de Publicação2018-09-26 00:00:00 +0100
Sub-títuloQuatro dias de animação na Praça das Comunidades

É já na próxima semana que Fafe recebe o maior festival de Vitela Assada do país. De 4 a 7 de Outubro, a Praça das Comunidades é palco da quinta edição do Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe.

Com um programa alargado, durante quatros dias, seis restaurantes do concelho vão confeccionar, em forno de lenha, a sua melhor vitela assada, acompanhada do já tradicional vinho verde, finalizada com o típico pão de ló e os saborosos doces de gema.

A animação e boa disposição estão também garantidas, com a actuação de grupos musicais, jogos tradicionais e algumas surpresas.

Na quinta-feira, dia 4, o Festival é inaugurado, às 19h00. À noite, a banda fafense FACE B anima o certame. Na noite de sexta, o Festival é palco do concerto do Grupo de Cavaquinhos Sérgio Mirra. No Sábado, a animação continua, com actuação do Grupo de Fados Água Viva. No último dia do Festival, 7 de Outubro, a tarde é animada pelos Grupo de Concertinas Cidade de Fafe. Todos os espectáculos realizam-se a partir das 21h30.

Durante os quatro dias do Festival, o público é convidado a visitar alguns dos pontos turísticos de maior interesse do concelho.

O festival gastronómico vai contemplar ainda a mostra e venda de produtos regionais, que vão desde os deliciosos doces, ao maravilhoso artesanato, passando pelas compotas e os vinhos da região.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, reconhece o sucesso das edições passadas do Festival e espera que também este ano a qualidade se mantenha.

A Vitela Assada à Moda de Fafe é a jóia da gastronomia fafense e nada como um Festival desta dimensão, com sucesso provado, que lhe faça honras.

Este ano, alargamos o certame a quatro dias, dando oportunidade a todos aqueles que nos querem visitar.

Para além dos restaurantes que vão confeccionar o prato típico, contaremos também com a presença de vários expositores para uma mostra de produtos tradicionais do concelho.

Também nesta edição, pensámos num programa diversificado, abrangente e que possa agradar a todos. Queremos criar um ambiente de boa disposição e animação, enquanto se saboreia a nossa deliciosa vitela!

Teremos, durante estes quatro dias, vários equipamentos municipais abertos – como o Teatro Cinema, o Museu das Migrações e das Comunidades, o Museu da Imprensa, o Arquivo Municipal, a Casa da Cultura, entre outros - para todos aqueles que os queiram visitar.”

O Festival inaugura quinta-feira, às 19h00, com abertura ao público até às 23h00. Na Sexta-feira e no Sábado, o horário é das 12h00 às 23h00 e no Domingo, abre às 12h00 e encerra às 18h00. Durante a tarde, entre as 16h00 e as 18h00, serão servidos petiscos da região.

Recorde-se que, na edição de 2017 deste Festival, passaram pelo certame mais de 12 mil pessoas e foram cozinhadas mais de 2500 kg de vitela.