TítuloFafe reforça rede de ecopontos no concelho
Data de Publicação2020-02-13 00:00:00 +0000
Sub-títuloMais de 40 ecopontos instalados

O Município de Fafe, em parceria com a RESINORTE, está a reforçar a rede de ecopontos no concelho, instalando mais 43 equipamentos de recolha seletiva, a juntar aos 50 colocados desde 2018.

A localização dos novos ecopontos pretende privilegiar as zonas onde se constata uma maior necessidade destes equipamentos, permitindo assim, que o cidadão tenha de fazer um percurso mais curto para depositar os seus resíduos.

A intervenção vai chegar a locais ainda não abrangidos, aumentando a capacidade de armazenamento dos resíduos recicláveis, a acessibilidade à recolha seletiva e a qualidade ambiental da vida das pessoas.

Este reforço na rede de ecopontos permite aumentar os níveis de recolha seletiva, preservando, assim, o meio ambiente, apostando na sustentabilidade e na qualidade de vida dos nossos munícipes.

Javier San Jose, Administrador da RESINORTE, explicou, na ocasião, que “este reforço na rede de ecopontos só é possível com a colaboração estreita com a Câmara. Por ano, devemos ultrapassar a quantidade de 45 kg por habitante de resíduos reciclados e o Município de Fafe tem toda a capacidade para ultrapassar este número.”

“As pessoas estão, cada vez mais, sensibilizadas para a reciclagem. As consciências estão a mudar. Todos estamos mais assustados com a mudança climática: por exemplo, em Janeiro choveu muito, quando, na verdade, em Janeiro, o normal seria fazer mais frio.

“E, por isso, todos devemos fazer algo, mediante as possibilidades de cada um. Só assim, nossos filhos viverão num mundo melhor”, concluiu.

Parcídio Summavielle, Vereador responsável por este pelouro, revela que o nosso espírito de colaboração com a RESINORTE tem sido muito positivo. As questões ambientais estão, agora, na ordem do dia, mas há muito que se fala disto. E nós, em Fafe, demos o pontapé de saída, na região Norte, no que toca à recolha seletiva do lixo e tratamento dos resíduos . É um objetivo que queremos continuar a prosseguir.

Estes 33 ecopontos que já colocámos e, aos quais vamos juntar outros dez (cuja localização estamos a estudar), vêm-nos colocar numa posição já muito boa em termos de rede de ecopontos a cobrir o concelho. Neste momento, as pessoas não tem que fazer grandes distâncias para utilizar os ecopontos.”

“Temos que sensibilizar todos, desde os mais novos aos velhos, para a necessidade de reciclarmos e para a proteção do Ambiente. Este é único planeta que conhecemos e devemos cuidar dele, como cuidados da nossa casa. Esta questão do lixo é muito importante. Não há soluções perfeitas, mas temos que procurar otimizar essas soluções e entender que não o podemos não querer o lixo à nossa porta e pô-lo na porta do vizinho.”

“Estes ecopontos estão a ser colocados em todas as freguesias, mediante as necessidades que nos são transmitidas pelas Juntas de Freguesia e, conforme as indicações que a RESINORTE nos dá.”

O vereador concluiu, destacando que “notamos que as pessoas estão mais consciencializadas, fruto daquilo que, hoje, felizmente, é ensinado na escola e que leve os mais novos a transmitir a mensagem aos pais e familiares e isso é fundamental!”