TítuloFafe recebe Eco Festival em Julho
810 9308a
Data de Publicação2019-07-08 00:00:00 +0100
Sub-títuloMais de 15 concertos e diversas atividades num fim de semana dedicado à sustentabilidade ambiental

A freguesia de Fornelos, em Fafe, recebe, no fim de semana de 19 a 21 de Julho, a quarta edição do Festival “Terra Mãe”. Organizado pelo Movimento Terra Mãe, Associação Cultural e Recreativa “Movimento Amigos de Fornelos”, a Junta de Freguesia de Fornelos e o Município de Fafe, este Eco Festival pretende ser uma grande sala de exposição das artes tradicionais, ligado a grandes causas ambientais e com uma forte componente social.

Como acontece desde 2016, este Eco Festival traz a Fafe um conjunto de concertos e workshops que promovem a sensibilização ecológica e alertam para a necessidade de proteger o ambiente, numa freguesia – Fornelos – considerada, o ano passado, a sétima mais ecológica do país.

Durante o dia, as atividades são direcionadas para as famílias, com jogos tradicionais, oficinas de nutrição, cozinha vegetariana, eco construção, yoga, teatro, danças do mundo, mercadinho biológico, oficianas de partilha de saberes, palestras de sensibilização e sustentabilidade ambiental.

À noite, as actividades de cariz pedagógico dão lugar a diversos concertos. Mais de 15 artistas e bandas nacionais e internacionais vão marcar presença neste festival que vai decorrer nos terrenos contínuos à Quinta do Minhoto, com cerca de dois hectares.

Pelo Festival vão passar nomes como Gambeat, Terra Livre, Tropikaoz, Foice, Eye Color Dreams. Olive Tree Dance, Progeto Aparte, Allatantou, Osvamati, Jahradio, Suna Mantra, Nação Vira Lata, Rickshaw, Txiribiti, Flor de Pele, Maina Matéria, Zanganitos.

A boa comida também não vai faltar, com várias tasquinhas de comes e bebes e comida vegetariana. Quem passar pelo festival, poderá também apreciar o artesanato regional e assistir a momentos de animação e artes circenses.

Na apresentação do Festival, que decorreu esta manhã, David Fernandes, Presidente de Junta de Freguesia de Fornelos, relembrou os três grandes objetivos deste eco-festival: a diminuição de CO2 no próprio festival, incentivando as pessoas a vir de boleia ou através de transportes públicos; mantemos o objetivo do Lixo Zero, pretende-se que seja produzido o mínimo lixo possível nos três dias de Festival; e finalmente, a ideia de que se crie uma grande família nestes três dias de festa, que se crie uma comunidade sustentável.”

Pompeu Martins, Vereador da Educação, Cultura e Turismo do Município de Fafe, destaou que Sob ponto de vista da educação, o Terra Mãe é um festival que tem a preocupação de criar momentos onde a educação acontece junto das famílias. Há uma sensibilização para os valores que existem no Festival e na forma como as pessoas se cuidam, como são solidárias e preocupadas com o outro.

Esta é uma belíssima oferta cultural, com um cartaz nacional e internacional, que traz a Fafe várias pessoas de diversas regiões e mesmo de outros países, como Espanha ou França. Aqui junta-se também a atração turística que Fafe oferece, integrando estes grandes eventos com outros parceiros locais, uma vez que pretendemos que estas famílias que veem ao Festival, visitem também outros motivos turísticos do concelho.”, acrescentou.

Pedro Valente, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Fafe, realçou a importância deste festival na sensibilização ambiental.

Este é um festival ainda recente, mas que já denota maturidade no que às questões ambientais diz respeito. A sustentabilidade, a preocupação com a pegada ecológica, a redução da poluição, a reciclagem são questões que a organização deste festival promove junto de quem os visita, mas também no decorrer do próprio festival, olhando para si própria.

É interessante para nós ver como o Terra Mãe dá continuidade ao crescimento sustentável promovido, desde sempre, neste festival. Em parceria com o Município, esta iniciativa e outras são uma oportunidade para amplificar as preocupações ambientais da Autarquia nesta vertente.

Esperamos que esta edição alcance ainda melhores resultados e ambicionemos que Fafe tenha um eco festival cada vez maior e que a eco freguesia de Fornelos seja um percursor deste tipo de iniciativas.”

Os bilhetes estarão à venda, a partir da próxima quarta-feira, na Loja Interactiva de Turismo (Praça 25 de Abril), sendo que a venda online já está disponível.