Imagem_357_01
Titulo GTCDI
Sub Título
Texto

Em 2002 e por iniciativa da Câmara Municipal de Fafe, foram convidadas diversas organizações e entidades do concelho para organizarem e promoverem iniciativas a nível concelhio que dessem expressão aos objetivos definidos para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, a comemorar em 2003. Constituído por representantes da Câmara Municipal de Fafe, CERCIFAF, Equipa de Coordenação de Apoios Educativos de Fafe (até 2006) e Santa Casa da Misericórdia de Fafe, este Grupo iniciou o seu trabalho em 2002, com a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

Sensibilizar, promover, sinalizar, informar e apoiar pessoas com deficiência através da realização de atividades que envolvam docentes e outro pessoal de escolas, técnicos de organismos públicos e privados, forças de segurança, famílias e demais Organizações da comunidade fafense interessadas nestas problemáticas constitui a Missão do Grupo de Trabalho Concelhio para as Deficiências e Incapacidades (GTCDI).

O GTCDI não possuiu estrutura formal, não tem hierarquia, sede social, orçamento, secretaria ou contabilidade e os seus três elementos - um por cada entidade - C.M. Fafe (Serviço Social), CERCIFAF e Santa Casa da Misericórdia de Fafe, reportam diretamente aos responsáveis das entidades a que pertencem, pelo que funciona como um espaço de partilha de informação e resolução / encaminhamento de problemas das pessoas com deficiência no concelho de Fafe.

 

As atividades são concretizadas através de:

  • Sessões de informação/sensibilização;
  • Seminários temáticos;
  • Workshops;
  • Ações de Formação;
  • Colóquios
  • Visitas de Acompanhamento durante a construção ou remodelação de edifícios públicos visando a eliminação de barreiras arquitetónicas;
  • Sinalização e informação de situações que dificultem as acessibilidades/mobilidades de pessoas com mobilidade reduzida;
  • Encaminhamento/acompanhamento de “situações problema” de pessoas com deficiência/incapacidade;
  • Elaboração de Relatórios;
  • Elaboração de Pareceres;
  • Produção de informação para a Comunicação Social;
  • Parcerias.

QUATRO ÁREAS DE INTERVENÇÃO

SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO 

Participação em Programas na Rádio local; Publicação de textos na imprensa; Distribuição de fleyers e de desdobráveis; Exposições; Espetáculos; Carta de Compromisso; Página Internet.

ACESSIBILIDADES E MOBILIDADES

Colaboração com os Serviços Técnicos da Autarquia no sentido de identificar dificuldades de acessibilidade/mobilidade nos edifícios públicos existentes e/ou em construção/beneficiação, mobilidade nas vias públicas,bem como na colocação de mobiliário e equipamentos adaptados às necessidades das pessoas com deficiência .

FORMAÇÃO

Melhorar conhecimentos e competências profissionais através da promoção de ações de formação dirigidas a pessoas com deficiência, educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, terapeutas (da fala, ocupacionais e fisioterapeutas), psicólogos, técnicos de Serviço Social, enfermeiros, monitores de formação profissional, auxiliares de ação educativa, agentes da autoridade e outros profissionais interessados nestas problemáticas.

OUTRAS 

Elaboração de Relatórios e pareceres; Encaminhamento / Resolução de problemas concretos de pessoas com deficiência; Atividades desenvolvidas no âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Fafe e a ACAPO - Associação Nacional de Cegos e Amblíopes de Portugal - Núcleo de Braga.


ENTIDADES PARCEIRAS

CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE

Presidente: Raul Cunha

Rua 5 de Outubro

4820-501 Fafe

Tel: 253 700 400

Email: geral@cm-fafe.pt

www.cm-fafe.pt

CERCIFAF

Presidente: Lino Silva

Rua 9 de dezembro, 99

4820 - 161 Fafe

Tel: 253 490 830

Email: geral@cercifaf.pt

www.cercifaf.pt

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FAFE

Provedora:  Vítor Ferreira Leite

Rua Combatentes Grande Guerra, 174

4820-250 Fafe

Tel: 253 700 690

Email: geral@scmfafe.pt

www.scmfafe.pt


REPRESENTANTES NO GRUPO DE TRABALHO

Sofia Queiroz, Assistente Social

Serviço Social do Município

Tel: 253 700 400

Email: ssocial.educa@cm-fafe.pt

José Luís Ribeiro, Professor

Secretário da Direção

Tel: 253 490 830

Email: jlribeiro@cercifaf.pt

Isabel Araújo, Psicóloga

Diretora Técnica

Tel: 253 700 690

Email: scmfafe.dt@mail.telepac.pt

Pode consultar em baixo a Revista GTCDI 10 anos de trabalho.

Powered by: TextoVirtual.com